Conheça a VLI

O que fazemos

O sistema logístico da VLI, interligando ferrovias, terminais e portos, reúne as melhores condições para atender, com eficiência, às principais regiões brasileiras produtoras de bens e produtos industrializados, siderúrgicos, agrícolas e minerais.

Presente em dez estados brasileiros e no Distrito Federal, a logística da VLI tem uma vantagem competitiva incomparável: capacidade, dinamismo e praticidade para fazer o escoamento dos mais variados produtos de seus clientes, em conexão direta com o abastecimento de insumos e matéria-prima. São cinco grandes corredores logísticos que cobrem as regiões mais importantes do país.

Logística Integrada da Agricultura

A VLI transporta, por meio de sua rede integrada de terminais, ferrovias e portos, milhões de toneladas de produtos agrícolas como grãos (milho, soja e farelo de soja), açúcar e fertilizantes. Além de fluxos logísticos que combinam rapidez, segurança e confiabilidade, a VLI tem uma estrutura completa de armazéns e silos que garantem o melhor atendimento para esse setor.

Operação

Na região central do Brasil (Goiás, Distrito Federal, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo), reconhecida pela forte produção agrícola, a VLI opera ferrovias e terminais intermodais que recebem as cargas de seus clientes e fazem o escoamento ou abastecimento por meio de dois importantes corredores – Centro-Leste e Centro-Sudeste -, que ligam, respectivamente, essas regiões a dois dos complexos portuários mais relevantes do país: Tubarão (ES) e Santos (SP), além, claro, do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), também em Santos, ampliado pela VLI para movimentar seis vezes mais cargas.

Com a Ferrovia Norte Sul operando entre Açailândia e Porto Nacional, a VLI impulsiona o crescimento da nova fronteira agrícola brasileira, que abrange os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Dos Terminais Integradores Porto Nacional e Palmeirante, ambos em Tocantins, a VLI carrega os grãos até a capital maranhense, onde opera o Terminal Portuário São Luís com toda a infraestrutura de armazéns e silos para atendimento do setor agrícola.

Logística Integrada de Siderurgia

A VLI tem soluções logísticas customizadas que integram os principais estados produtores de aço e consumidores de insumos siderúrgicos no Brasil. Com isso, a VLI atende à indústria de forma dinâmica e competitiva, tanto no abastecimento de insumos como o carvão mineral, calcário, gusa e minério de ferro, quanto no escoamento de aços planos e longos para os mercados interno e externo.

Destaques do segmento

O Corredor Centro-Leste atende a um dos maiores polos do mercado siderúrgico brasileiro com um fluxo logístico privilegiado, de grande movimentação de insumos e produtos siderúrgicos acabados, interligando os estados do Espírito Santo e Minas Gerais por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e do Terminal Praia Mole, no Complexo de Tubarão (Vitória – ES).

O Corredor Centro-Norte destaca-se no escoamento de gusa destinado à exportação, integrando a Estrada de Ferro Carajás (EFC) ao Terminal Portuário São Luís (MA).

Outro destaque das operações logísticas da VLI no segmento de siderurgia é o Terminal Integrador Santa Luzia (MG), destinado ao transbordo de produtos e insumos siderúrgicos para seus clientes do Vale do Aço. O terminal centraliza cargas que antes eram distribuídas em diversos terminais, permitindo ganhos em produtividade e agilidade para a logística da região.

Logística Integrada de Produtos Industrializados

A VLI tem opções seguras e competitivas para o abastecimento de derivados do petróleo (diesel e gasolina), biocombustíveis e indústria sucroalcooleira, integrando a produção com os grandes consumidores. Também fornece soluções para produtos florestais (celulose e madeira) e para os segmentos de mineração e construção civil, com o transporte de bauxita, granito, clínquer, cimento, alumina, calcário, barrilha, cobre, cromo, coque e escória.

Conheça um pouco mais

Os corredores da VLI têm diferencial expressivo para o abastecimento de derivados de petróleo (diesel e gasolina) em importantes regiões do país, levando o produto das refinarias até a base das distribuidoras de petróleo. Da mesma forma, a VLI é parceira da indústria sucroalcooleira do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Goiás, onde realiza a logística integrada do setor para os grandes centros consumidores do país.

No segmento de produtos florestais, celulose e derivados, a VLI fornece solução logística para o transporte de madeira a importantes indústrias localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além do escoamento da celulose produzida em Imperatriz, no Maranhão, por meio do Porto de Itaqui (MA).

No transporte de granito, a companhia garante uma performance competitiva para as pedreiras localizadas em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, até o Complexo de Tubarão, no Espírito Santo, de onde o produto é exportado para o mercado mundial.