COVID-19

Em meio às circunstâncias sem precedentes da pandemia do novo coronavírus, estamos executando um plano de contingência para proteger as pessoas e gerenciar os possíveis impactos nas operações, mantendo um serviço de logística que é essencial para o país.

Seguimos as orientações das autoridades e manteremos a saúde e o bem-estar dos nossos empregados como principal prioridade. Nesse sentido, adotamos as melhores práticas e recomendações, como trabalho remoto, segregação de times e outras medidas de prevenção e proteção.

Não mediremos esforços para garantir o melhor e mais seguro ambiente de trabalho para os empregados, e para contribuir junto à sociedade para a superação deste grave momento mundial.

Sabemos que temos um importante papel neste momento, pois transportamos alimentos e produtos essenciais para que o Brasil e outros países do mundo continuem se alimentando e produzindo, como soja, açúcar, fertilizantes e combustíveis, além de abastecer e escoar produtos para as indústrias que geram emprego e renda para milhões de pessoas.

Como as principais cidades do país, estamos redobrando os cuidados para conseguir manter, com segurança, as operações essenciais para nossa sociedade, evitando um impacto ainda maior na vida dos brasileiros e de países que, assim como o nosso, estão sofrendo com a pandemia.

 

 

MEDIDAS ADOTADAS PELA VLI

Dentre as iniciativas em andamento, destacamos:

– Garantia de mais de 7.500 empregos durante a crise. Clique e saiba mais

– Pacote de ajuda humanitária para apoio à profissionais da saúde, caminhoneiros e a comunidade. Serão cerca de 6 milhões distribuidos para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Tocantins. Clique e saiba mais

– Empregados em funções administrativas aderiram ao Home office, tanto nos escritórios como nas atividades administrativas dos sites operacionais.

– Home office para empregados acima de 60 anos ou em grupo de risco classificado pelas autoridades de saúde.

– Crédito extra no vale alimentação de todos os empregados, sem desconto.

– Proibição de viagens internacionais e interestaduais de empregados e recomendação para evitar viagens intermunicipais.

– Segregação das equipes operacionais em grupos menores.

– Plataforma virtual de Telemedicina para atendimento médico aos empregados. Clique e saiba mais

– Horários alternados para entrada, saída e refeições, reduzindo o contato entre as pessoas nas àreas operacionais.

– Reforço na higienização de transporte, catracas, portas, corrimãos e equipamentos (ex. CCO).

– Criação de aplicativo para dúvidas e notificações dos empregados à área médica.

– As atividades desenvolvidas junto às comunidades, tais como Programa de Visitas e Programa de Educação Ambiental, estão suspensas por tempo indeterminado. Assim como outros eventos da companhia com participação social.

– A circulação do Trem Turístico que liga as cidades de São João del Rei e Tiradentes está suspensa desde o dia 15 de março. Clique e saiba mais

 

Ferrovias

– Desenvolvimento de instrução específica para higienização das locomotivas. Reforço da limpeza da cabine, corrimão, maçaneta, portas e banheiro;

– Troca de maquinistas sem contato físico.

 

Portos  

– Reforço nos procedimentos portuários em linha com diretrizes da Anvisa;

– Acesso aos navios sem contato com tripulação;

– Utilização de óculos, luvas e álcool em gel por parte de equipes que vistoriam embarcações;

– Proibição de desembarque da tripulação (norma decretada pelo Governo Federal).

 

Pátios rodoviários nas regiões dos terminais (parceria com os estabelecimentos)

– Disponibilização de álcool em gel para motoristas;

– Reforço na orientação aos motoristas para evitarem aglomerações;

– Recomendação para que os motoristas permaneçam nas cabines dos veículos enquanto estiverem nas dependências dos terminais durante o processo de embarque e desembarque de cargas;

– Pacote de auxílio para aproximadamente 3.000 caminhoneiros que transitam em nossos terminais diariamente: doação de kits de alimentação, lanche para trajeto e higiene, além de parceria com os entrepostos para reforço das orientações de saúde, da higienização e oferta de álcool gel.

 

 

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES DE SAÚDE

O Ministério da Saúde preparou um site com as principais informações sobre o COVID-19 e a evolução da pandemia. Neste momento, é importante manter a calma e se informar apenas por meio de fontes oficiais. Separamos algumas informações que também estão sendo compartilhadas com nossos empregados sobre a prevenção e contágio em relação ao vírus.

 

 

 

Os principais sintomas identificados até o momento são:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • ​Em alguns casos, dor de garganta​​

 

 

 

As principais formas de transmissão:

  • ​Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Contato físico (aperto de mãos, abraço, beijo)
  • Objetos ou superfícieis contaminadas

 

 

 

Confira abaixo quais são as medidas de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde e coloque já em prática:

  • ​Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfície​s tocados com frequência (ex: celular, bolsas, corrimões e maçanetas)
  • Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete, por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização (palmas das mãos, região entre e ao redor dos dedos, debaixo das unhas, dorso das mãos e punhos). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Lembre-se: todos que apresentarem sintomas de gripe (febre, tosse e coriza) ou que tenham uma pessoa de seu convívio como caso suspeito e/ou confirmado devem procurar atendimento médico.