PRESS

RELEASES

27 de November de 2017

Patrimônio em evidência – Divinópolis

Estudantes e professores de escolas públicas de Betim, Divinópolis, Itaúna, Montes Claros e Patrocínio participam ao longo deste semestre do Revelando Patrimônio, iniciativa que integra o projeto Conexão Comunidade desenvolvido pela VLI. Em Divinópolis, além da parceria com a Compreender, a iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e da UEMG. Em Minas, as atividades de encerramento prometem mobilizar a comunidade entre os dias 24 de novembro e 12 de dezembro.

Enquanto os professores receberam capacitação e acompanhamento sobre como desenvolver o tema patrimônio em sala de aula, os cerca de 1.500 alunos de 43 instituições foram convidados a conhecerem o conceito e redescobrirem as suas cidades. “Saber da história, dos patrimônios (materiais ou não) do local onde vivemos contribui para fortalecer as ideias de cidadania e pertencimento. A ferrovia, por exemplo, é também um patrimônio. Não só pela relação histórica, que contribuiu com a formação da identidade das cidades, mas também pela convivência muito próxima entre a atividade e os moradores”, explica Maria Clara Fernandes Oliveira, gerente de Responsabilidade Social.

Nas ruas e no campo

Primeiro, os professores foram orientados. Depois as escolas definiram projetos de pesquisa que colocaram os alunos em contato com o mundo externo. Diversos locais como estações ferroviárias, museus, praças, fazendas serviram de palco para visitas dos adolescentes. Além disso, eles também pesquisaram sobre festas típicas e costumes de suas cidades desmistificando a ideia de que patrimônio histórico é apenas algo material. No distrito de Silvano, em Patrocínio, a turma da Escola Estadual Coronel Elmiro Alves do Nascimento mergulhou no mundo da cafeicultura. “Muitos os alunos moram em fazendas, mas não conheciam a atividade principal da região. Deixamos bem claro o entendimento do patrimônio imaterial”, explica Érica de Faria, professora de geografia.

Mostras de produção

Após a fase de pesquisa cada turma desenvolve sua própria mostra fotográfica a ser apresentada para toda a comunidade nas próximas semanas. “Esse é outro aspecto positivo do projeto. Vamos conseguir expor tudo o que foi feito para a cidade e não somente para quem está na escola”, pontua Luciana Fonseca de Castro, professora de História da Escola Municipal Alcides Carvalho de Montes Claros.

O Revelando o Patrimônio é um projeto da VLI realizado pela Compreender em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, Prefeituras e entidades locais de cada município.

Sobre o projeto

No Conexão Comunidade, alunos de várias escolas localizadas em cidades onde a VLI atua aprendem técnicas de fotografia, comunicação e mobilização social. As peças produzidas têm como tema central o protagonismo juvenil e a conexão com temas que promovam a cidadania, como o patrimônio histórico, sustentabilidade e segurança nos trilhos.

Serviço

Mostra de Produções em Divinópolis

Data: 01/12/17 – sexta-feira

Local: UEMG – Unidade Divinópolis – R. Paraná, 3001 – Jardim Belvedere, Divinópolis

Horário: 8h às 11h