IMPRENSA

RELEASES

30 de outubro de 2018

Comunidade escolar reforça importância do patrimônio

Estudantes e professores de escolas públicas de Betim, Divinópolis, Itaúna, Montes Claros e Patrocínio participaram ao longo deste semestre do Revelando Patrimônio. Em novembro, os moradores dessas cidades estão convidados para apreciarem o resultado em mostras a serem realizadas entre os dias 06 de novembro e 23 de novembro.

Pelo segundo ano, o projeto capacitou professores e orientou para que eles levassem para a sala de aula o tema: patrimônio. Cerca de 1,5 mil alunos de quase 40 escolas conheceram os conceitos, aprenderam noções de fotografia e ganharam as ruas, avenidas, cantos e lugares de cada cidade para conhecer e registrar bens materiais e imateriais que compõem a história de ondem vivem.

História resgatada

A diversidade de temas pesquisados pelos estudantes impressiona, reflete um pouco de cada município e região e será apresentada durantes os eventos abertos ao público. Em Betim, o hip-hop, o parque de exposições e a ferrovia são alguns dos temas das seis escolas. No Centro-Oeste, os participantes das 14 instituições de Divinópolis e Itaúna mergulham em aspectos imateriais como a comunidade quilombola Catumba e a música com elemento de identidade, ou bens materiais como o rio Itapecerica entre outros. Em Montes Claros, os jovens percorreram praças, parques, investigaram a trajetória da banda da Polícia Militar etc. Na cidade de Patrocínio, a indústria local, a bovinocultura de leite, a ferrovia são alguns dos assuntos abordados.

O Programa Revelando o Patrimônio é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Compreender Consultoria em Responsabilidade Social, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da VLI – Valor da Logística Integrada e apoio das Secretarias Municipais de Educação de Betim, Itaúna, Divinópolis, Montes Claros e Patrocínio.

Serviço – Calendário de eventos Revelando Patrimônio

Mostra de Produções em Patrocínio

Dia 06/11 – terça-feira

Local: Praça da Matriz – Esplanada do Museu, Centro, Patrocínio

Horário: 8h às 11h

Mostra de Produções em Betim

Dia 09/11 – sexta-feira

Local: Casa da Cultura Josefina Bento – Rua Padre Osório Braga, 18, Centro, Betim

Horário: 13h às 15h30

Mostra de Produções em Montes Claros

Dia 13/11 – terça-feira

Local: Praça Flamarion Wanderley – Av. Flamarion Wanderley, Bairro São José, Montes Claros

Horário: 8h às 11h

Mostra de Produções em Divinópolis

Data: 21/11 – quarta-feira

Local: UEMG – Unidade Divinópolis – R. Paraná, 3001 – Jardim Belvedere, Divinópolis

Horário: 8h às 11h

Mostra de Produções em Itaúna

Dia 23/11 – sexta-feira

Local: Praça da Matriz – Praça Dr. Augusto Gonçalves, Centro, Itaúna

Horário: 8h às 11h

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por corredores logísticos que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.