10 de Janeiro de 2019

VLI aproxima-se de startups e aposta em inovação

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, projeta na inovação uma forma de acelerar a modernização de processos, ganhar eficiência e seguir contribuindo para transformar a logística nacional. Em 2018, a companhia avançou em diversas áreas para informatizar dados, automatizar processos e fomentar uma cultura inovadora no dia a dia do negócio.

Um dos pilares desse movimento tem sido a relação da empresa com o ecossistema digital. A partir do Inova VLI, programa de inovação, o contato com empreendedores e startups vem crescendo. Em 2018 foram realizados cinco “Startups Days” com foco em 12 desafios nos quais 8 startups foram contratadas e outras 11 estão em avaliação dentre mais de 250 conectadas. Adicionalmente, também foi realizado um Hackathon em 2018 com mais de 180 inscrições e 40 apresentações presenciais. Cada edição tratou uma temática tendo como foco o “core business” da VLI ou atividades de suporte.

As outras frentes para conectar a empresa cada vez mais em uma jornada inovadora passam pelo trabalho de transformação cultural dos cerca de 7.500 empregados e o incentivo ao intraempreendedorismo. A promoção de workshops internos, a participação de profissionais da VLI em eventos do setor são algumas iniciativas nessa direção.

“Os novos parceiros e esse movimento para nos aproximar da inovação também contribuem para uma mudança no ‘mindset’ da companhia. Nosso time está descobrindo novas formas de pensar, trabalhar e encontrar soluções. É um caminho sem volta”, avalia Daniel Novo, gerente geral de Transformação Digital e Inovação.

Case premiado

A parceria com a startup Órbita Tecnologia no desenvolvimento do TrackMaster, projeto voltado para a automatização dos processos de prospecção de via permanente já deu os primeiros passos para uma melhoria importante. A tecnologia foi premiada no Conecta, um dos maiores programas de startups da América Latina, criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Para Leonardo Campos, diretor de operações da Órbita, há um processo de transição natural em que tecnologias disruptivas, aquelas com poder de redefinir mercado, vão surgir para aprimorar processos e tornar operações das grandes empresas ainda mais seguras. A parceria com a VLI evidencia isso. “Os dois lados estão aprendendo e prevemos saltos significativos. Trabalhamos para que o TrackMaster possa ser validado e incorporado como ferramenta de prospecção em 2019”, aponta.

Testes com o TrackMaster

Os primeiros testes com a tecnologia foram realizados nos meses de julho e agosto, ao longo de 150 quilômetros da Ferrovia Centro-Atlântica, no estado de Minas Gerais. Uma nova etapa ocorreu ainda em 2018. Câmeras instaladas em um veículo ferroviário (auto de linha) captam imagens dos trilhos dormentes e outros itens que formam a linha. O sistema conta com GPS para levantar as informações de localização. Os dados vão para o software que a partir das imagens classifica o nível de qualidade e a necessidade de troca do componente. “Nosso objetivo é que, no futuro, a prospecção dos nossos milhares de quilômetros de linha possa ser feita de forma automatizada. Hoje, esse serviço é feito manualmente”, afirma Daniel.

Benefícios previstos com a implantação do TrackMaster:

• Diminui a subjetividade das análises e eleva a confiabilidade do processo
  • Direciona a equipe para atividades mais estratégicas e com redução de riscos
  • Minimiza os tempos de apuração e análise

Por meio do site e blog www.inovavli.com.br  é possível acompanhar as novidades da inovação dentro da VLI e  manter contato com o ecossistema.

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.