19 de junho de 2019

VLI embarca primeiro navio com carga de açúcar da Tereos

A VLI, companhia logística que integra ferrovias, terminais intermodais e portos, concluiu o primeiro embarque de açúcar da Tereos, terceira maior produtora do mundo. A carga, comercializada pela Tereos Commodities Sugar, braço de trading do Grupo Tereos que comercializa açúcar branco e bruto em mais de 60 países, passou pelo berço 3 do Tiplam, terminal portuário situado em Santos, na tarde desta terça-feira (18), e seguiu com destino à China. Todo o produto chegou até o porto por meio da ferrovia e das estruturas multimodais da VLI.

De 2015 a 2018, a VLI já transportou quase 15 milhões de toneladas de açúcar pela mesma rota. O volume é impulsionado pela operação pela operação dos terminais da companhia em Uberaba e Guará.

Parceria estratégica

Em 2018, a Tereos e a VLI firmaram um investimento conjunto para a construção de dois armazéns no estado de São Paulo e a assinatura de um contrato de longo prazo para o transporte de 1 milhão de toneladas de açúcar bruto por ano. As unidades de armazenamento serão instaladas dentro do sistema integrado da VLI, que começa no interior de São Paulo e termina no Porto de Santos. As obras já começaram. O acordo estabelece aportes da Tereos e da VLI, que somam mais de R$ 200 milhões.

Por meio desta aliança, a Tereos assegura a infraestrutura logística para o escoamento, do interior do estado até o porto, da sua produção garantindo a expectativa de crescimento destas operações.  Já a VLI, que tem o agronegócio como principal mercado, une a sua experiência em transportes de cargas em grande escala à sólida posição do Grupo Tereos no Brasil.

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Sobre a Tereos

Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O grupo Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e possui com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 26.000 colaboradores em 18 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. No período de 2018/19, o grupo obteve uma receita de 4,4 bilhões de euros.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar e Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em sete países.