19 de dezembro de 2018

VLI realiza workshop de encerramento do Plano de Educação Ambiental 2018

Com um modelo de gestão norteado para a sustentabilidade, a VLI,  empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos apresentou os resultados, do exercício de 2018, do  Plano de Educação Ambiental (PEA) e Plano de Educação Ambiental do Trabalhador (PEAT) da Ferrovia Norte Sul.  O evento de encerramento aconteceu em Palmeirante, no dia 6/12, reunindo  representantes  poder público municipal,  de escolas  participantes dos projetos e  empregados da empresa que contribuíram para execução de 80 ações ambientais  realizadas durante o ano.

Além de reconhecimento e entrega de certificados, foi realizado um workshop de incentivo para as atividades  de educação ambiental para traçar as principais estratégias do planejamento para 2019. “A ideia foi criar objetivos e propostas comuns a todos os municípios para que possamos ter, ao longo ano, maior e melhor trocas de experiências, contribuições e avaliações. No final, todos falando a mesma linguagem, por uma melhoria contínua”, explica o supervisor de Meio Ambiente da VLI, Jairo Carvalho.

No total  o PEA e o PEAT atenderam cerca de 1921 pessoas nos municípios Babaçulândia e Palmeirante (TO) e Porto Franco e Imperatriz (MA) cidades integrantes do corredor Centro-Norte, trecho que engloba os estados de Maranhão e Tocantins. Conforme explicou o supervisor, o plano de ação desenvolvido pela VLI é o “diagnóstico participativo” que está em linha com as orientações do IBAMA, que prevê, além de um diagnóstico ambiental da área beneficiada, a participação direta da empresa na orientação e execução do plano de ação. Foram realizadas atividades voltadas para educação, geração de renda, desenvolvimento das comunidades e fortalecimento da cultura local.

Para a diretora da Escola Maria Evangelista, Kaliny Lago Silva, no bairro Itamar Guará em Imperatriz “a participação da VLI  tem sido fundamental nos projetos de educação ambiental realizados pela escola. Como parceira, a empresa está cada vez mais integrada seja  contribuindo com palestras, auxiliando na implantação das hortas, enfim é uma presença forte e que muito nos orgulha”, afirma.

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.