Últimas Notícias

VLI inaugura primeiro centro de preparação para operadores, em Imperatriz

VLI Imperatriz Divulgação 01

VLI inaugura primeiro centro de preparação para operadores, em Imperatriz

Objetivo é o aprimoramento constante da equipe com o aumento de segurança e eficiência nas operações.

 

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – inaugurou o seu primeiro centro de preparação para novos operadores e capacitação de profissionais, em Imperatriz (MA). A unidade, também chamada de dojo, é focada em fortalecer as habilidades técnicas e promover ainda mais segurança nas rotinas de trabalho, além de contribuir para a entrega de componentes e na manutenção de rodeiros, que integram toda a parte de rodas, rolamentos e eixos que permitem a movimentação do vagão sobre os trilhos.

A unidade é estratégica para a operação da VLI na Ferrovia Norte-Sul. Por meio do tramo norte da ferrovia, a companhia oferece agilidade ao escoamento de grãos, aumentando a competitividade brasileira nas exportações. As cargas saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, em Tocantins, e seguem até o Porto do Itaqui, em São Luís (MA).

Os treinamentos ministrados no novo dojo são direcionados aos colaboradores das regiões adjacentes a Imperatriz e sua dialética é conceituada no Sistema Toyota de Produção (TPS), cujo objetivo é proporcionar aumento de produtividade e eficiência, evitando desperdícios de recursos e tempo. Além disso, o liceu adota a metodologia Training Within Industry (TWI) – Treinamento Dentro da Indústria ou Treinamento no Local de Trabalho – que consiste em introduzir, na teoria, e depois na prática, o trabalho de manutenção de rodeiros.

O supervisor de Vagões e Componentes da VLI, Bruno Rafael, destaca a importância do espaço e as expectativas a partir de sua utilização. “Este é primeiro centro de capacitação seguindo o modelo de TPS na região e seu escopo é aperfeiçoar os atributos técnicos dos profissionais. O projeto também contribui para melhorar os rodeiros de vagões da companhia, além de expandir os conhecimentos técnicos dos colaboradores, com foco na realização de atividades cada vez mais seguras”, explicou.

Desta forma, o dojo vai atender toda a companhia em Imperatriz e garantir que os colaboradores que atuem na área sejam qualificados para realizar as atividades com excelência, assegurando assim um aumento na eficiência e na confiabilidade, minimizando desperdícios e evitando perdas operacionais.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Compartilhar
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook