Relatório de Sustentabilidade 2021

As soluções logísticas multimodais da VLI integram portos, ferrovias e terminais em dez estados brasileiros, além do Distrito Federal, conectando caminhos, pessoas e valores. A Companhia atende às principais regiões brasileiras produtoras de bens industrializados, siderúrgicos, minerais e do agronegócio. Em 2021, a VLI revisitou a sua Agenda Estratégica que teve como ponto de partida o propósito de transformar a logística do Brasil. Intitulada Conexão 2030, a nova estratégia foi lançada em 2022 e acabou ocasionando também a revisão da visão e dos valores da Companhia.

Mensagens da liderança

Toda grande transformação começa com um sonho, que se torna realidade à medida que dirigimos nossos esforços ao objetivo almejado, com método e disciplina. Neste sentido, o ano de 2021 ficará marcado na história da VLI como o momento em que firmamos diretrizes para fazer do sonho de transformar a logística do Brasil uma realidade que trará benefícios para a Companhia, nossos clientes e a comunidade.

Ernesto Pousada 
CEO da VLI

A VLI constrói seu caminho como protagonista no setor de logística, que vive período de relevantes modificações no Brasil. Isso se deve à força e à confiança dos nossos clientes, à nossa operação multimodal e eficiente – fruto de contínuos investimentos –, a um time apaixonado por entregar o melhor em cada projeto e à consciência de que a construção de um futuro que beneficie toda a sociedade depende de decisões e atitudes tomadas agora.

Luciano Siani 
Presidente do Conselho de Administração VLI

O sistema logístico multimodal da VLI atende seus clientes de maneira integrada por meio de ferrovias, portos e terminais que conectam o carregamento e o descarregamento de produtos. A empresa opera oito mil quilômetros de malha ferroviária e oito portos, três deles com terminais próprios – Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por meio de subsidiárias, detém as concessões das ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA) que formam cinco corredores logísticos (Centro-Norte, Centro-Sudeste, Centro-Leste, Minas-Rio e Minas-Bahia), alcançando cerca de 300 municípios.

8 mil quilômetros
de malha ferroviária,

alcançando cerca de
300 municípios

Em 2021, a empresa lançou sua Agenda ESG, intitulada:

“VLI para o amanhã: conexões para um mundo melhor”,

com compromissos para alcance até 2030.

Compromissos ESG

Há 11 anos, a VLI pratica a sustentabilidade no dia a dia de suas operações. Com um negócio que transporta as riquezas do país por ferrovias e portos, a Companhia alia desenvolvimento econômico sustentável à construção de uma sociedade mais justa ao priorizar o relacionamento com seus públicos.

A VLI aderiu a importantes movimentos em 2021 como o Pacto Global das Nações Unidas, o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos e o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela Childhood Brasil.

Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da ONU

Por meio de tais compromissos, a Companhia contribui para o alcance dos seguintes ODS das Nações Unidas:

ODS 4

Educação de Qualidade

ODS 5

Igualdade de Gênero

ODS 8

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

ODS 9

Indústria, Inovação e Infraestrutura

ODS 10

Redução das Desigualdades

ODS 12

Consumo e Produção Responsáveis

ODS 13

Mudanças Climáticas

Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da ONU

Por meio de tais compromissos, a Companhia contribui para o alcance dos seguintes ODS das Nações Unidas:

ODS 4

Educação de Qualidade

ODS 5

Igualdade de Gênero

ODS 8

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

ODS 9

Indústria, Inovação e Infraestrutura

ODS 10

Redução das Desigualdades

ODS 12

Consumo e Produção Responsáveis

ODS 13

Mudanças Climáticas

O sistema de governança adotado pela VLI busca direcionar a empresa para as melhores decisões, considerando todos os stakeholders, sejam acionistas, empregados, clientes, fornecedores, sociedade, governo e meio ambiente. O objetivo é um só: garantir a perenidade da empresa, considerando o interesse de todas as partes envolvidas.

Cultura,
gente e gestão

A VLI aposta na energia das suas pessoas para estar entre as maiores e mais rentáveis empresas do Brasil até 2030. Por isso, mantem robusto sistema de gestão de pessoas e investe em iniciativas que reforçam e valorizam a sua cultura.

Universidade VLI

Com a implantação do Novo Portal da Universidade em 2021, a Companhia fortaleceu o compromisso de descentralização do conhecimento e a iniciativa colaborou para o crescimento de 84% do número de horas de capacitação no ano em relação a 2020.

Valorização das mulheres

A VLI lançou um banco de talentos exclusivos para as mulheres em 2021 com o objetivo de incentivar a aproximação de profissionais do setor logístico e da atividade ferroviária.

Saude e segurança

são inegociáveis para a VLI e estão expressos no valor “Cuidado Genuíno: praticamos segurança e cultivamos o respeito e o bem-estar de todos.” Entre os programas relacionados ao tema desenvolvidos no ano estão:

Desenvolvimento Socioeconômico

A VLI acredita que negócio também se faz por meio da criação e compartilhamento de valor com a sociedade. Ao mesmo tempo em que a Companhia trabalha para que os clientes tenham os melhores resultados, investe em projetos que viabilizem desenvolvimento e deixem um legado para as comunidades.

A segurança dos empregados é um dos valores da VLI, e esse cuidado se estende também às operações e comunidades do entorno. A empresa não mede esforços para garantir medidas preventivas contra acidentes no percurso, que podem envolver pessoas, animais, cargas ou causar danos ambientais.

Mudanças
Climáticas

Comprometida em reduzir 15% das emissões de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2) por tonelada transportada até 2030, a VLI investe em tecnologias inovadoras que proporcionam operações mais eficientes e sustentáveis. Em 2021, esse investimento foi responsável pela economia de 1,2 milhão de litros de diesel nas operações ferroviárias, promovendo uma redução na emissão de gases na atmosfera equivalente a 3 mil toneladas de CO2.

Sobre o relatório

O segundo Relatório de Sustentabilidade está em conformidade com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e apresenta também alguns indicadores SASB. O relatório anual da Companhia reforça seu compromisso com seus stakeholders e com a transparência da sua jornada de sustentabilidade, compreendendo o período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

Voltar
ao Topo

Relatório de
Sustentabilidade
2021

Voltar
ao Topo

Créditos

Diretoria de Gente, Inovação e
Sustentabilidade VLI

Rute Melo Araújo
Diretora

Francielle Pedrosa
Gerente-Geral          _____________________

Maria Clara Fernandes Oliveira
Gerente de Sustentabilidade

Daniela Castro
Especialista ESG

grupo report
rpt.sustentabildiade         

Ana Souza e Taynah Capecci
gestão de projetos

Cristina Barbosa e Rejane Lima
conteúdo        _____________________

João Parenti
webdesign

www.gruporeport.com.br