02 de junho de 2021

VLI Solidária entrega 125 cestas básicas em Divinópolis

A ação faz parte da campanha de arrecadação de alimentos feita junto aos funcionários da companhia

Famílias em situação de vulnerabilidade econômica, que vivem em bairros periféricos de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, e que são atendidas pela Samaritana Sociedade de Assistência a Pobres recebem da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – nesta quarta-feira (dia 2), às 13h, 125 cestas básicas, 120 litros de leite, além de roupas de frio. A doação faz parte de uma campanha de arrecadação de alimentos realizada com os funcionários da companhia.

Além da entrega de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, farinha de mandioca, fubá de milho, óleo de soja, café, açúcar, biscoito água e sal, sardinha, vinagre e leite em pó, para auxiliar no combate à fome durante a pandemia, há ainda doações em dinheiro que podem ser feitas também por qualquer pessoa através de uma plataforma de financiamento coletivo (link de acesso), até o dia 11 de junho.

Para o recebimento das doações, a empresa conta com 28 comitês do programa de voluntariado corporativo VLI Solidária distribuídos pelo Brasil e irá dobrar a quantidade de alimentos arrecadados até o valor de R$ 200 mil. Já os recursos provenientes do financiamento coletivo serão aplicados na compra de alimentos pela empresa para doação. As iniciativas de combate aos efeitos da pandemia pela VLI nesta nova fase totalizam R$ 1,5 milhão.

Instituição beneficiada
A Casa Samaritana – localizada na Rua Rio Grande do Sul, 1.615, Sidil – foi fundada em 1980 e atua em Divinópolis há mais de quarenta anos, com assistência a famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. O objetivo é trabalhar a autonomia destas pessoas, para que elas sejam protagonistas da sua própria história. A instituição disponibiliza cursos profissionalizantes para os jovens; psicomotricidade relacional para crianças com mais de três anos; oficinas de costura, bordado, pintura em pano de prato; artesanato; além de atendimento psicológico e social.

Parceria
Para que as doações cheguem às comunidades, a companhia firmou parceria com o Sesc que, por meio de seu Programa Mesa Brasil, recolherá os alimentos e realizará a logística de distribuição a instituições e/ou associações sociais cadastradas no programa, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Essa ação se soma à destinação de R$ 1,3 milhão para distribuição de cestas básicas a 30 municípios de oito estados brasileiros, anunciada em 3 de maio e é uma nova fase de ajuda humanitária da VLI no país. A primeira etapa ocorreu a partir de março de 2020, quando a empresa destinou R$ 7 milhões para auxiliar 26 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins e Bahia.

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.