Inovação

Acelerar a transformação da logística do país

Na VLI, a inovação e a logística digital são um meio para acelerar a entrega do nosso propósito e nos permitem experimentar novos modelos que vão ajudar a construir a logística do futuro.

Impulsionamos pessoas, processos e tecnologias para a constituição de um ecossistema com iniciativas e programas que reinventam a companhia para garantir a oferta de uma logística mais competitiva para os nossos clientes e a sustentabilidade do nosso negócio, ao mesmo tempo em que preparamos a VLI para disrupções do setor.

Construir o futuro é agir no presente

 A companhia concentra os seus esforços de inovação e digital nas principais frentes de transformação do setor de Logística e Transporte, alicerçadas em novos modelos de negócios e tecnologias fortemente embasados em conectividade.

Construímos e fazemos a gestão de um robusto portfólio de iniciativas de inovação e transformação digital, resultantes do ecossistema de inovação que a VLI fomenta interna e externamente. Também nos preocupamos com as nossas pessoas, por meio do desenvolvimento da cultura e competências de inovação e empreendedorismo.

Inovamos para garantir a automação e eletrificação dos veículos e meios de transporte, que vão assegurar um ambiente mais seguro para as nossas pessoas e otimizar o consumo de diesel e as emissões de gases de efeito estufa das nossas operações, contribuindo para nossa agenda ESG “VLI para o amanhã”.

 

Buscamos otimizar os nossos ativos por meio da Indústria 4.0, robótica e gêmeos digitais, que nos permitem extrair mais produtividade dos ativos e automatizar tarefas. Além disso, através do uso de plataformas digitais e inteligência artificial, buscamos fazer a orquestração de redes logísticas complexas.

Assim, nossos clientes são beneficiados cada vez mais por uma logística mais competitiva viabilizada pelo desenvolvimento de novos produtos e novos serviços, ao mesmo tempo em que ajudamos startups a ganharem escala a partir do momento que entram no mercado da VLI.

Com expertise em inovação, tecnologia e foco na excelência operacional, realizamos iniciativas que reinventam a companhia para ampliar a geração de valor para os nossos negócios e dos nossos clientes. Por tudo isso, acreditamos que acelerar o futuro dos negócios de VLI é transformar a logística do Brasil.

Inova VLI

Inspirar pessoas. Conectar ideias

O Inova VLI é a aceleradora de inovação da VLI que existe para conectar os pontos estratégicos do negócio a soluções ágeis e mais eficientes para os nossos desafios e dos nossos clientes e fazer a ponte entre o momento de agora e toda a transformação que desejamos.

Os pilares do Inova VLI

1

Visão de futuro a partir do monitoramento de tendências e de oportunidades para os negócios.

2

Propósito de inovação aberta presente no relacionamento com o ecossistema e na aproximação estabelecida com startups, universidades e institutos de pesquisa.

3

Fomento ao empreendedorismo, encorajando e promovendo projetos internos com o objetivo de gerar soluções e novos negócios.

Conheça outros projetos de inovação da VLI:

A VLI tem uma preocupação constante com as mudanças climáticas, o que levou a empresa a realizar em 2020 o seu segundo inventário de emissões atmosféricas. Nesse mesmo ano, ela implantou a iniciativa Fuelytics, uma solução que correlaciona variáveis operacionais e identifica oportunidades de melhorias para a otimização da eficiência energética.

Esse projeto desenvolveu um estudo das variáveis que influenciam o consumo de combustível da VLI como a forma que um maquinista opera a locomotiva, a inclinação do trecho, necessidades de manutenção do motor. Com o uso da tecnologia, a VLI pode priorizar soluções e tratativas e, desse modo, encontrar formas de economizar.

Redução de ~940 mil litros de óleo diesel e ~2,8 mil toneladas CO2 equivalente em 2020

Com esse projeto é possível monitorar as chuvas na região da Baixada Santista e prever onde e quando elas vão ocorrer. Isso permite um planejamento mais assertivo das operações, reduzindo as paralisações no carregamento e descarregamento dos navios, mesmo sob ameaça de chuva.

SPEED é o Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios. Foi implementa-do no Porto do Pecém (CE) e potencializa a eficiência dos processos nos portos.

Com a iniciativa, é possível simular cenários operacionais e criar planos de desembarque ou embarque de cargas otimizados. Dessa forma, é possível conciliar a capacidade máxima operacional dos portos da companhia e os limites de estabilidade das embarcações, gerando eficiência e produtividade devido à redução do tempo de operação.

A preocupação com a eficiência dos nossos ativos é constante dentro dos nossos valores e ações. No Terminal Portuário São Luís (TPSL), operado pela VLI, drones passaram a ser utilizados para garantir mais segurança, reduzir o tempo da operação portuária e ganhar produtividade.

Os drones são utilizados no processo de arqueação dos navios, conferindo mais segurança ao carregamento da embarcação e otimizando o carregamento dos navios na capital maranhense.

Os ganhos com o sistema de drones podem ser medidos pela redução do tempo de operação e eliminação da necessidade de aluguel de lanchas. Sem eles, a leitura do calado consumia até uma hora pelo modelo tradicional, período em que a operação ficava parada. Com a iniciativa, é possível realizar o mesmo trabalho em apenas 25 minutos e com total segurança.

Os resultados indicam que a empresa teve sucesso no caminho que escolheu, como:

Prêmio Valor Inovação 2020 e 2021: conquistamos o primeiro lugar no nosso segmento.

Ranking TOP 100 Open Corps de 2020 e 2021: a VLI foi citada nessa lista de empresas que mais fazem open innovation com startups no Brasil

Cerca de R$ 170 milhões de ganhos entre 2018 e 2021.