Conselho e Liderança

Composição Acionária

A VLI é uma holding de capital fechado com ações divididas entre seis acionistas: Vale (29,6%), Brookfield Brasil (25,5%), Brasil Port Holdings L.P. (1%), Mitsui & Co. (20%), Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal (15,9%), e BNDES Participações (8%).

Os acionistas observam de perto os resultados da empresa e têm total visibilidade dos projetos e decisões, fiscalizando e acompanhando as atividades dos órgãos da administração e da Diretoria.

Conselho e Liderança

A VLI segue o modelo de governança corporativa e preza pela máxima transparência em todas as funções que desempenha. O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva compõem a estrutura organizacional da companhia e estão comprometidos com o propósito de transformar a logística no Brasil.

Os membros do conselho e integrantes da Diretoria Executiva zelam constantemente pelos valores da VLI em todas as políticas estabelecidas. Sem perder de vista as necessidades e os objetivos dos clientes, empregados, acionistas, parceiros, fornecedores, comunidades em que estamos presentes e da sociedade como um todo.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão colegiado que faz parte da estrutura de governança.

É trabalho do Conselho definir as políticas e diretrizes da companhia, assim como direcionar a estratégia a ser assumida pela VLI, buscando sempre o equilíbrio entre os objetivos da companhia e de todos os envolvidos no processo.

O órgão opera como um elo entre a propriedade e a gestão, visando prevenir situações de conflitos de interesses.

O Conselho de Administração da VLI se reúne cinco vezes ao ano para debater os assuntos de sua competência, traçando o direcionamento estratégico e definindo as políticas e diretrizes gerais da companhia.

O colegiado faz parte da estrutura de governança e dispõe de integrantes indicados pelos acionistas da empresa, conforme regras e procedimentos legais e disposições do Acordo de Acionista.

Membros titulares

Membros suplentes

Comitês de Assessoramento

A organização dispõe ainda de comitês de assessoramento, que estão presentes na deliberação e no processo de tomada de decisões, para garantir o desempenho estável e a continuidade da empresa no mercado.

Com natureza consultiva e técnica, os comitês fundamentam o trabalho realizado pelo Conselho de Administração e reiteram as boas práticas de governança assumidas pela VLI.

Diretoria Executiva

É responsável pela gestão de negócios sociais e pela prática de todos os atos de administração necessários ao cumprimento do objeto social e da estratégia definida pelo Conselho de Administração. Também executa suas deliberações e as da Assembleia Geral.

Além disso, ela garante a transparência da gestão, a adequação aos prazos gerenciais e a sustentabilidade dos negócios. Suas competências e responsabilidades estão descritas no Estatuto Social da VLI e no seu Regimento Interno.

Mini currículo do CEO e dos diretores

Lieven Cooreman

Diretor-presidente
Engenheiro com mestrado em engenharia metalúrgica e física nuclear pela K.U.Leuven, na Bélgica e pós-graduação pelo Centro Atómico Bariloche, na Argentina. Com sólida carreira executiva, foi CEO da Galvani (durante joint venture com a Yara), da Mineração Morro do Ipê, da Porto Sudeste, da Eurochem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, sua última posição. Em mais de 30 anos de carreira, liderou a implantação de novos empreendimentos, processos de integração de empresas e transformação cultural, ciclos de crescimento orgânico e processos de fusão e aquisição em segmentos-chave para a economia brasileira, como mineração, siderurgia e agronegócio.

Alessandro Pena da Gama

Diretor-executivo de Operações
Possui mais de 17 anos de experiência, tendo passado por empresas renomadas como a Vale, antes de fazer parte da VLI. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui Mestrado em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), capacitações internacionais pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), pelo International Institute for Management Development (IMD) e no Programa STC da Kellogg, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Carolina Hernandez Táscon

Diretora-executiva Comercial (CCO)
Graduada em Economia e Administração de Empresas pela Universidade de Los Andes, de Bogotá, na Colômbia, é mestre em Economia pela mesma instituição. Possui sólida experiência no setor comercial, passando por companhias como Archer Daniels Midland, onde iniciou sua carreira, Noble Group e COFCO International, onde atuou por 10 anos. Na COFCO International, entre outras posições, foi diretora de ativos de processamento e diretoria Comercial e de estratégia da Cofco International no Brasil.

Fábio Tadeu Marchiori Gama

Diretor-executivo Financeiro e de Relações com Investidores (CFO)
Conta com sólida experiência de quase 30 anos em empresas como Unilever, Grupo Fleury, Mondelēz International e Avon / Natura. Cursou Engenharia Química na Universidade de São Paulo (USP), MBA em Administração de Empresas na Fundação Dom Cabral e graduou-se no Senior Executive Programme na London Business School.

Fabrício Rezende Oliveira

Diretor-executivo de Planejamento e Integração
Há mais de uma década fazendo parte da VLI, o profissional possui 17 anos de experiência no mercado. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), fez MBA em Administração, Negócios e Marketing na Fundação Dom Cabral e participou do Advanced Management Program em Administração, Negócios e Marketing da Columbia Business School.

Joyce Andrews da Costa

Diretora-executiva Jurídico e GRC (Governança, Riscos e Compliance)
Executiva com experiência de 18 anos nas áreas Jurídica, Governança Corporativa, Mercados Financeiro e de Capitais, Societário, Ética e Conformidade, Riscos e Controles Internos, liderando equipes em empresas de grande porte em setores com alta complexidade legal e regulatória, como logística, finanças e saúde. Sólida carreira em projetos de M&A, reorganizações societárias, emissão de dívidas, defesas de administradores, estruturação de áreas, programa de ética e conformidade, atuação perante órgãos públicos, pareceres e opinião legal à alta administração, atuação em governança. Possui MBA – L.L.M – Mercados Financeiro e de Capitais no Insper e Pós-graduação em Direito Societário pela Mackenzie

Rute Melo Araújo

Diretora-executiva de Gente, Inovação e Sustentabilidade
Está há 10 anos na VLI e possui mais de 14 anos de experiência no ramo, adquirida em empresas como a Whirpool Latin America S.A. e a Ambev. Graduou-se em Engenharia de Materiais pela Universidade Mackenzie, e, na Fundação Getulio Vargas, concluiu a pós-graduação em Gestão Empresarial e o MBA Executivo.

Silvana Alcantara Oliveira de Souza

Diretora-executiva de Relações Institucionais e Regulatório
Dos seus mais de 22 anos de experiência profissional no mercado, 10 deles foram dedicados ao trabalho na VLI. Antes, fez parte de empresas como Vale e América Latina Logística. É bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e participou do Programa de Liderança Transformacional da Escola de Administração do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Daniel Shaffazick

Daniel Schaffazick

Diretor de Operações Corredor Norte
Engenheiro civil com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, tem mais de 20 anos de experiência em logística, operações e projetos. Consolidou sua carreira em grandes empresas no mercado como ALL e Vale. Na VLI, atuou como gerente-geral de projetos de capital, gerente-geral de terminais multimodais no Corredor Centro-Leste e foi responsável pela operação e manutenção ferroviária da VLI nos estados do Tocantins e do Maranhão.

Diego Zanella

Diretor de Operações do Corredor Leste
Administrador com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e Estratégia de Negócios, além de MBA executivo na FDC. Iniciou sua carreira na Basf e também atuou na Vale. Está na VLI desde 2010, onde ocupou os cargos de Gerente Comercial, Gerente-Geral de Segmento e Gerente-Geral de Pricing, Inteligência e Desenvolvimento de Novos Negócios da companhia.  
Nicolas Rodolfo Leon Szwako

Nicolas Rodolfo Leon Szwako

Diretor de Operações Corredor Sudeste
Engenheiro Mecânico com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, tem 18 anos de experiência nas áreas de operação e engenharia de grandes empresas. Iniciou sua carreira profissional na AMBEV e teve a oportunidade de se consolidar em grandes players de mercado como Renault, Vale, BRF. Na VLI, foi responsável pela operação VLI no Porto do Pecém e, mais recentemente, pela engenharia de Portos e Terminais.