Conselho e Liderança

Composição Acionária

A VLI é uma holding de capital fechado com ações divididas entre seis acionistas: Vale (29,6%), Brookfield Brasil (25,5%), Brasil Port Holdings L.P. (1%), Mitsui & Co. (20%), Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal (15,9%), e BNDES Participações (8%).

Os acionistas observam de perto os resultados da empresa e têm total visibilidade dos projetos e decisões, fiscalizando e acompanhando as atividades dos órgãos da administração e da Diretoria.

Conselho e Liderança

A VLI segue o modelo de governança corporativa e preza pela máxima transparência em todas as funções que desempenha. O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva compõem a estrutura organizacional da companhia e estão comprometidos com o propósito de transformar a logística no Brasil.

Os membros do conselho e integrantes da Diretoria Executiva zelam constantemente pelos valores da VLI em todas as políticas estabelecidas. Sem perder de vista as necessidades e os objetivos dos clientes, empregados, acionistas, parceiros, fornecedores, comunidades em que estamos presentes e da sociedade como um todo.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão colegiado que faz parte da estrutura de governança.

É trabalho do Conselho definir as políticas e diretrizes da companhia, assim como direcionar a estratégia a ser assumida pela VLI, buscando sempre o equilíbrio entre os objetivos da companhia e de todos os envolvidos no processo.

O órgão opera como um elo entre a propriedade e a gestão, visando prevenir situações de conflitos de interesses.

O Conselho de Administração da VLI se reúne cinco vezes ao ano para debater os assuntos de sua competência, traçando o direcionamento estratégico e definindo as políticas e diretrizes gerais da companhia.

O colegiado faz parte da estrutura de governança e dispõe de integrantes indicados pelos acionistas da empresa, conforme regras e procedimentos legais e disposições do Acordo de Acionista.

Membros titulares

Membros suplentes

Comitês de Assessoramento

A organização dispõe ainda de comitês de assessoramento, que estão presentes na deliberação e no processo de tomada de decisões, para garantir o desempenho estável e a continuidade da empresa no mercado.

Com natureza consultiva e técnica, os comitês fundamentam o trabalho realizado pelo Conselho de Administração e reiteram as boas práticas de governança assumidas pela VLI.

Diretoria Executiva

É responsável pela gestão de negócios sociais e pela prática de todos os atos de administração necessários ao cumprimento do objeto social e da estratégia definida pelo Conselho de Administração. Também executa suas deliberações e as da Assembleia Geral.

Além disso, ela garante a transparência da gestão, a adequação aos prazos gerenciais e a sustentabilidade dos negócios. Suas competências e responsabilidades estão descritas no Estatuto Social da VLI e no seu Regimento Interno.

Mini currículo do CEO e dos diretores

Ernesto Peres Pousada Júnior

Diretor Presidente (CEO)
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, o CEO da VLI acumula passagens de sucesso pelas empresas The Dow Chemical Company, Suzano Papel e Celulose e Ingredion Incorporated. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, fez especialização em Administração e Gestão Empresarial na FIA – Fundação Instituto de Administração.

Alessandro Pena da Gama

Diretor de Operações Portos e Terminais
Possui mais de 17 anos de experiência, tendo passado por empresas renomadas como a Vale, antes de fazer parte da VLI. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui Mestrado em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), capacitações internacionais pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), pelo International Institute for Management Development (IMD) e no Programa STC da Kellogg, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Fábio Tadeu Marchiori Gama

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores (CFO)
Conta com sólida experiência de quase 30 anos em empresas como Unilever, Grupo Fleury, Mondelēz International e Avon / Natura. Cursou Engenharia Química na Universidade de São Paulo (USP), MBA em Administração de Empresas na Fundação Dom Cabral e graduou-se no Senior Executive Programme na London Business School.

Fabrício Rezende Oliveira

Diretor de Planejamento e Integração
Há mais de uma década fazendo parte da VLI, o profissional possui 17 anos de experiência no mercado. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), fez MBA em Administração, Negócios e Marketing na Fundação Dom Cabral e participou do Advanced Management Program em Administração, Negócios e Marketing da Columbia Business School.

Gustavo Serrão Chaves

Diretor de Operações Ferroviárias
Com passagem por grandes empresas como a Vale, tem mais de 16 anos de experiência profissional. Formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, participou do Advanced Management Program em Educação Executiva pela Columbia Business School e do Programa de Liderança Transformacional pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Joyce Andrews da Costa

Diretora Jurídico e GRC (Governança, Riscos e Compliance)
Executiva com experiência de 18 anos nas áreas Jurídica, Governança Corporativa, Mercados Financeiro e de Capitais, Societário, Ética e Conformidade, Riscos e Controles Internos, liderando equipes em empresas de grande porte em setores com alta complexidade legal e regulatória, como logística, finanças e saúde. Sólida carreira em projetos de M&A, reorganizações societárias, emissão de dívidas, defesas de administradores, estruturação de áreas, programa de ética e conformidade, atuação perante órgãos públicos, pareceres e opinião legal à alta administração, atuação em governança. Possui MBA – L.L.M – Mercados Financeiro e de Capitais no Insper e Pós-graduação em Direito Societário pela Mackenzie

Rute Melo Araújo

Diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade
Está há 10 anos na VLI e possui mais de 14 anos de experiência no ramo, adquirida em empresas como a Whirpool Latin America S.A. e a Ambev. Graduou-se em Engenharia de Materiais pela Universidade Mackenzie, e, na Fundação Getulio Vargas, concluiu a pós-graduação em Gestão Empresarial e o MBA Executivo.

Silvana Alcantara Oliveira de Souza

Diretora de Relações Institucionais e Regulatório
Dos seus mais de 22 anos de experiência profissional no mercado, 10 deles foram dedicados ao trabalho na VLI. Antes, fez parte de empresas como Vale e América Latina Logística. É bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e participou do Programa de Liderança Transformacional da Escola de Administração do Massachusetts Institute of Technology (MIT).