Governança

Governança Corporativa

Nosso modelo de governança corporativa é pautado nas melhores práticas mundiais, com um sistema que possibilita o desenvolvimento de relações duradouras e sustentáveis.


Os órgãos que compõem a estrutura de governança corporativa da VLI são responsáveis pelos processos decisórios e pelo direcionamento estratégico da companhia.


Eles atuam como guardiões dos nossos valores, políticas e do Código de Ética e Conduta, alinhados com nosso objetivo de transformar a logística do Brasil.

Ética e Compliance

Nosso Código de Conduta Ética é formado por normas de conduta com princípios e valores da VLI que determinam quais comportamentos a companhia requer dos empregados diretos e indiretos, dentro e fora da empresa. O documento também orienta as decisões do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento, Diretoria e Conselho Fiscal.

Essa política é baseada nos princípios de integridade, ética e transparência para adotar as melhores práticas do mercado e assim reproduzir no nosso dia a dia os valores que sustentam nossas decisões: a justiça e o bem.

Anualmente, todos os nossos empregados renovam o aceite ao Código de Conduta Ética, reafirmando o comprometimento com a prática dos nossos valores e comportamentos. Este compromisso em agir sempre com a conformidade é o que nos guia para a excelência.

Acreditamos que só com o respeito a elevados padrões éticos é possível contribuir para o bem da sociedade e por isso estamos sempre trabalhando em prol da integridade e da civilidade. Esse é o jeito de ser VLI!

Conhecer, respeitar e praticar o Código de Conduta Ética é a melhor maneira de ser protagonista das crenças e condutas que nos norteiam. É dessa forma que construímos e preservamos um ambiente íntegro para o trabalho.

Código de Conduta de Fornecedores

A companhia disponibiliza o Código de Conduta de Fornecedores da VLI para orientar os parceiros do negócio sobre as principais diretrizes que norteiam a relação entre a VLI e seus fornecedores. O documento guia as partes na construção de parcerias que proporcionem ganhos mútuos e reafirma o compromisso com as melhores práticas de governança corporativa.

O objetivo é estabelecer orientações para conduta ética nas relações comerciais com as empresas que fornecem serviços e produtos, por isso a anuência ao código é essencial para transacionar com a companhia.

Todos os contratos vigentes são compostos por cláusula anticorrupção de acordo com a Lei Federal Anticorrupção nº 12.846/2013. A VLI ainda mantém acompanhamento da sua cadeia de fornecimento, por meio da realização de pesquisas reputacionais no Brasil e no exterior de todos os fornecedores.

Canal de Ética

O Canal de ética possibilita o registro, de forma segura e anônima, acerca de comportamentos que violem o Código de Conduta, políticas, princípios e boas práticas da companhia.

Esse é o principal recurso que usamos para medir a integridade da organização. Todos os processos são tratados com seriedade, sigilo e responsabilidade desde a abertura da denúncia até a conclusão da investigação.

Em casos de suspeitas ou conhecimento de desvios de comportamento e procedimentos, você pode acessar o canal e fazer a sua denúncia de forma anônima e confidencial. Sempre que possível, esteja acompanhado de fatos e dados que possam comprová-la.

ou ligue

0800 7210782

para acionar o Canal de Ética.

Disponibilidade: online 24h por dia, todos os dias. Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, o atendimento é pessoal.

As denúncias recebidas são distribuídas por empresa terceirizada para a área de Ética e Conformidade ou Auditoria Interna e se identificados pontos de atenção são reportadas às alçadas competentes para a deliberação. A partir da apuração dos fatos, são traçadas medidas para reparação, que podem ser desde revisões de processo até desligamentos por justa causa.

Dessa forma, a VLI coloca em prática o valor “Respeito às Pessoas Sempre”, reafirmando seu compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais íntegro.

Pacto e Lei Anticorrupção

A VLI tem uma política de tolerância zero frente a situações de suborno ou atos de corrupção. Todas as pessoas vinculadas ao Código de Conduta Ética devem cumprir as leis e os regulamentos vigentes, em especial as normas de combate à corrupção, além das medidas legais que amparam outras políticas internas da VLI.

A cláusula anticorrupção está presente em todos os contratos da VLI e todas as partes que assinam o documento também devem assumir condutas baseadas no Código de Ética, incluindo fornecedores.

Privacidade de dados

Acreditamos na ética e na transparência em todos os processos que fazem parte da VLI, e com a política de privacidade de dados não é diferente. Durante a navegação em nosso site, realizamos coleta de dados e informações pessoais. Nos comprometemos a adotar medidas técnicas e administrativas que protejam você, observando sempre os princípios e diretrizes estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Gestão de riscos

A VLI investe fortemente no gerenciamento de riscos, visando ampliar os mecanismos de controles e garantir o crescimento sustentável do negócio. As operações da cadeia de valor e demais processos críticos são monitorados contínua e sistematicamente.

Desenvolvemos uma Política de Gestão de Riscos Corporativos com diretrizes que norteiam a gestão eficaz dos riscos associados ao negócio e às operações. Também elaboramos medidas preventivas e respostas a incidentes que possam impactar negativamente a Companhia, suas subsidiárias e controladas.

 

Esse documento estabelece princípios e responsabilidades a serem observados na gestão de riscos de todos os processos operacionais e de negócios da empresa, possibilitando a identificação, a avaliação, o tratamento e o monitoramento dos riscos.

Nossa área de Gestão de Riscos Corporativos atua com processos que são aprimorados constantemente. O objetivo é evitar e mitigar riscos à estratégia traçada pela alta administração aos empregados, ao meio ambiente, às comunidades, à reputação da Companhia, além de seus resultados financeiros e operacionais.

Os riscos monitorados pela VLI se dividem em 4 categorias:

Estratégicos

Riscos relacionados aos objetivos estratégicos, tomada de decisão da administração e podem afetar diretamente o crescimento, valoração e a continuidade do negócio.

Financeiros

Riscos referentes a finanças, sejam relacionados tanto à capacidade da empresa em prover liquidez adequada para a realização de seus objetivos, quanto à obtenção de crédito ou às condições do mercado ao qual está inserida.

Compliance

Riscos associados a possíveis sanções legais ou regulatórias, perda financeira ou reputacional devido ao descumprimento da aplicação de leis, regulamentos, código de conduta, boas práticas de governança e do relacionamento com órgãos externos.

Operacionais

Riscos relacionados à consistência e adequação dos sistemas de informação, cumprimento de procedimentos, execução das atividades administrativas e controles das operações da VLI em geral.