Governança Corporativa
Nosso modelo de governança corporativa é pautado nas melhores práticas mundiais, com um sistema que possibilita o desenvolvimento de relações duradouras e sustentáveis.
Os órgãos que compõem a estrutura de governança corporativa da VLI são responsáveis pelos processos decisórios e pelo direcionamento estratégico da companhia.
Eles atuam como guardiões dos nossos valores, políticas e do Código de Ética e Conduta, alinhados com nosso objetivo de transformar a logística do Brasil.
Ética e Compliance
Nosso Código de Conduta Ética é formado por normas de conduta com princípios e valores da VLI que determinam quais comportamentos a companhia requer dos empregados diretos e indiretos, dentro e fora da empresa. O documento também orienta as decisões do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento, Diretoria e Conselho Fiscal.
Essa política é baseada nos princípios de integridade, ética e transparência para adotar as melhores práticas do mercado e assim reproduzir no nosso dia a dia os valores que sustentam nossas decisões: a justiça e o bem.
Anualmente, todos os nossos empregados renovam o aceite ao Código de Conduta Ética, reafirmando o comprometimento com a prática dos nossos valores e comportamentos. Este compromisso em agir sempre com a conformidade é o que nos guia para a excelência.
Acreditamos que só com o respeito a elevados padrões éticos é possível contribuir para o bem da sociedade e por isso estamos sempre trabalhando em prol da integridade e da civilidade. Esse é o jeito de ser VLI!
Conhecer, respeitar e praticar o Código de Conduta Ética é a melhor maneira de ser protagonista das crenças e condutas que nos norteiam. É dessa forma que construímos e preservamos um ambiente íntegro para o trabalho.

Código de Conduta de Fornecedores
A companhia disponibiliza o Código de Conduta de Fornecedores da VLI para orientar os parceiros do negócio sobre as principais diretrizes que norteiam a relação entre a VLI e seus fornecedores. O documento guia as partes na construção de parcerias que proporcionem ganhos mútuos e reafirma o compromisso com as melhores práticas de governança corporativa.
O objetivo é estabelecer orientações para conduta ética nas relações comerciais com as empresas que fornecem serviços e produtos, por isso a anuência ao código é essencial para transacionar com a companhia.
Todos os contratos vigentes são compostos por cláusula anticorrupção de acordo com a Lei Federal Anticorrupção nº 12.846/2013. A VLI ainda mantém acompanhamento da sua cadeia de fornecimento, por meio da realização de pesquisas reputacionais no Brasil e no exterior de todos os fornecedores.
Canal de Ética
O Canal de ética possibilita o registro, de forma segura e anônima, acerca de comportamentos que violem o Código de Conduta, políticas, princípios e boas práticas da companhia.
Esse é o principal recurso que usamos para medir a integridade da organização. Todos os processos são tratados com seriedade, sigilo e responsabilidade desde a abertura da denúncia até a conclusão da investigação.
Em casos de suspeitas ou conhecimento de desvios de comportamento e procedimentos, você pode acessar o canal e fazer a sua denúncia de forma anônima e confidencial. Sempre que possível, esteja acompanhado de fatos e dados que possam comprová-la.

ou ligue
0800 7210782
para acionar o Canal de Ética.
Disponibilidade: online 24h por dia, todos os dias. Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, o atendimento é pessoal.
As denúncias recebidas são distribuídas por empresa terceirizada para a área de Ética e Conformidade ou Auditoria Interna e se identificados pontos de atenção são reportadas às alçadas competentes para a deliberação. A partir da apuração dos fatos, são traçadas medidas para reparação, que podem ser desde revisões de processo até desligamentos por justa causa.
Dessa forma, a VLI coloca em prática o valor “Respeito às Pessoas Sempre”, reafirmando seu compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais íntegro.
Pacto e Lei Anticorrupção
A VLI tem uma política de tolerância zero frente a situações de suborno ou atos de corrupção. Todas as pessoas vinculadas ao Código de Conduta Ética devem cumprir as leis e os regulamentos vigentes, em especial as normas de combate à corrupção, além das medidas legais que amparam outras políticas internas da VLI.
A cláusula anticorrupção está presente em todos os contratos da VLI e todas as partes que assinam o documento também devem assumir condutas baseadas no Código de Ética, incluindo fornecedores.


Privacidade de dados
Gestão de riscos
A VLI investe fortemente no gerenciamento de riscos, visando ampliar os mecanismos de controles e garantir o crescimento sustentável do negócio. As operações da cadeia de valor e demais processos críticos são monitorados contínua e sistematicamente.
Desenvolvemos uma Política de Gestão de Riscos Corporativos com diretrizes que norteiam a gestão eficaz dos riscos associados ao negócio e às operações. Também elaboramos medidas preventivas e respostas a incidentes que possam impactar negativamente a Companhia, suas subsidiárias e controladas.
Esse documento estabelece princípios e responsabilidades a serem observados na gestão de riscos de todos os processos operacionais e de negócios da empresa, possibilitando a identificação, a avaliação, o tratamento e o monitoramento dos riscos.
Nossa área de Gestão de Riscos Corporativos atua com processos que são aprimorados constantemente. O objetivo é evitar e mitigar riscos à estratégia traçada pela alta administração aos empregados, ao meio ambiente, às comunidades, à reputação da Companhia, além de seus resultados financeiros e operacionais.
Os riscos monitorados pela VLI se dividem em 4 categorias:
Estratégicos
Riscos relacionados aos objetivos estratégicos, tomada de decisão da administração e podem afetar diretamente o crescimento, valoração e a continuidade do negócio.
Financeiros
Riscos referentes a finanças, sejam relacionados tanto à capacidade da empresa em prover liquidez adequada para a realização de seus objetivos, quanto à obtenção de crédito ou às condições do mercado ao qual está inserida.
Compliance
Riscos associados a possíveis sanções legais ou regulatórias, perda financeira ou reputacional devido ao descumprimento da aplicação de leis, regulamentos, código de conduta, boas práticas de governança e do relacionamento com órgãos externos.
Operacionais
Riscos relacionados à consistência e adequação dos sistemas de informação, cumprimento de procedimentos, execução das atividades administrativas e controles das operações da VLI em geral.