Governança

Governança Corporativa

Nosso modelo de governança corporativa é pautado nas melhores práticas mundiais, com um sistema que possibilita o desenvolvimento de relações duradouras e sustentáveis.


Os órgãos que compõem a estrutura de governança corporativa da VLI são responsáveis pelos processos decisórios e pelo direcionamento estratégico da companhia.


Eles atuam como guardiões dos nossos valores, políticas e do Código de Ética e Conduta, alinhados com nosso objetivo de transformar a logística do Brasil.

Ética e Compliance

A VLI está comprometida com a transformação da logística do Brasil. Oferecemos soluções sustentáveis de logística multimodal para os nossos clientes, por meio da conexão de nossos portos, ferrovias e terminais a outros modais para atender às principais regiões brasileiras produtoras de bens industrializados, siderúrgicos, minerais e do agronegócio, gerando produtividade e eficiência. Acreditamos na geração de valor compartilhado e é com paixão e compromisso que trabalhamos todos os dias, transportando riquezas que contribuem para o desenvolvimento do nosso país. Mas crescer e transformar exigem atenção redobrada para os valores e princípios que orientam nossa conduta. E confiamos que só com o respeito a elevados padrões éticos é possível contribuir para o bem da sociedade. Por isso, estamos sempre trabalhando em prol da integridade e da civilidade. Esse é o jeito de ser VLI! A VLI segue preza por um modelo de governança corporativa com a máxima transparência e integridade em todas as funções que desempenha.

Programa de Ética e Conformidade

O Programa de Ética e Conformidade é estruturado a partir dos elementos de prevenção, detecção e respostas, cujos pilares são baseados na metodologia ABC (Anti-Bribery & Corruption): 

. Assessment de riscos; 
. Comprometimento com a Cultura de Compliance (tone from the top e reportes);
. Supervisão e Recurso para o Compliance;
. Código de Conduta Ética, Políticas e Procedimentos;
. Due Diligence;
. Monitoramentos e Controles Internos;
. Comunicação e treinamentos contínuos;
. Canal de denúncias, mecanismos de investigação e medidas disciplinares.

Comprometimento da alta liderança

O Programa de Ética e Conformidade da VLI conta com o comprometimento com a cultura de Compliance, que atua em especial nas frentes do tone from the top e dos reportes, onde a alta liderança patrocina ações de forma a trazer clareza para a organização sobre os valores da Companhia. São endereçados, de forma rotineira, os resultados das ações do Programa para conhecimento e/ou deliberação da alta liderança e dos demais fóruns e instâncias envolvidas direta e indiretamente na condução do Programa de Integridade. Contamos, dentre outros valores da Companhia, com o valor ético, que demonstra de forma inequívoca o compromisso dos acionistas, Conselho de Administração e Diretoria.

 

 

Código de Conduta e Política Antissuborno e Anticorrupção VLI

Nosso Código de Conduta e nossa Política Antissuborno e Anticorrupção são nossos principais normativos. Neles, abordamos os princípios e valores da VLI, determinando quais comportamentos a companhia requer dos colaboradores e representantes, dentro e fora da empresa. O documento também orienta as decisões do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento, Diretoria e Conselho Fiscal.

Estes normativos são baseados nos princípios de integridade, ética e transparência para adotar as melhores práticas do mercado no combate à corrupção, ao suborno, à fraude e demais ilícitos que possam impactar à VLI. Por meio desses princípios, agimos em nosso dia a dia sempre de forma ética, criando e compartilhando valor por onde passamos.

Acreditamos que só com o respeito a elevados padrões éticos é possível contribuir para o bem da sociedade e por isso estamos sempre trabalhando em prol da integridade e da civilidade. Esse é o jeito de ser VLI!

Conhecer, respeitar e se comprometer a cumprir o Código de Conduta Ética e a Política Antissuborno e Anticorrupção VLI é a melhor maneira de sermos protagonistas das crenças e condutas que nos norteiam. Com a Atitude Certa, construímos e preservamos um ambiente íntegro para o trabalho.

Código de Conduta do Parceiro

A VLI disponibiliza aos seus parceiros orientações sobre as principais diretrizes que norteiam a relação entre a VLI o mercado, por meio do Código de Conduta do Parceiro VLI. O objetivo é estabelecer diretrizes para a conduta ética nas relações comerciais com as empresas que fornecem serviços e produtos, clientes e demais parceiros de negócio. O Código de Conduta do Parceiro VLI reafirma o compromisso com as melhores práticas de governança corporativa. Por isso a anuência ao código é essencial para transacionar com a companhia.

Todos os contratos vigentes são compostos por cláusula anticorrupção de acordo com a Lei Federal Anticorrupção nº 12.846/2013. A VLI ainda mantém acompanhamento da sua cadeia de fornecimento, por meio da realização de pesquisas reputacionais no Brasil e no exterior aos fornecedores elegíveis.

Canal de Ética

O Canal de Ética possibilita o registro de forma segura e anônima acerca de comportamentos que violem as políticas e procedimentos da VLI, suspeitas de fraude, corrupção ou quaisquer violações a Lei Anticorrupção Brasileira nº 12.846/2013 e sua regulamentação.

Esse é o principal recurso que usamos para medir a integridade da organização. Todos os processos são tratados com seriedade, sigilo e responsabilidade desde a abertura da denúncia até a conclusão da investigação.

Em casos de suspeitas ou conhecimento de desvios de comportamento e procedimentos, você pode acessar o canal e fazer a sua denúncia de forma anônima e confidencial. Sempre que possível, esteja acompanhado de fatos e dados que possam comprová-la.

ou ligue

0800 7210782

para acionar o Canal de Ética.


Opção 3: Canal exclusivo para atendimento à mulheres

Disponibilidade: online 24h por dia, todos os dias. Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, o atendimento é pessoal.

As denúncias recebidas são distribuídas por empresa terceirizada para a área de Ética e Conformidade ou Auditoria Interna e se identificados pontos de atenção são reportadas às alçadas competentes para a deliberação. A partir da apuração dos fatos, são traçadas medidas para reparação, que podem ser desde revisões de processo até desligamentos por justa causa.

Dessa forma, a VLI coloca em prática o valor “Respeito às Pessoas Sempre”, reafirmando seu compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais íntegro.

Pacto e Lei Anticorrupção

A VLI tem uma política de tolerância zero frente a situações de suborno ou atos de corrupção. Todas as pessoas vinculadas ao Código de Conduta Ética devem cumprir as leis e os regulamentos vigentes, em especial as normas de combate à corrupção, além das medidas legais que amparam outras políticas internas da VLI.

A cláusula anticorrupção está presente em todos os contratos da VLI e todas as partes que assinam o documento também devem assumir condutas baseadas no Código de Ética, incluindo fornecedores. 

Além disso, a VLI é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos desde 2020.

Privacidade de dados

Acreditamos na ética e na transparência em todos os processos que fazem parte da VLI, e com a política de privacidade de dados não é diferente. Durante a navegação em nosso site, realizamos coleta de dados e informações pessoais. Nos comprometemos a adotar medidas técnicas e administrativas que protejam você, observando sempre os princípios e diretrizes estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Gestão de riscos

A VLI investe fortemente no gerenciamento de riscos, visando ampliar os mecanismos de controles e garantir o crescimento sustentável do negócio. As operações da cadeia de valor e demais processos críticos são monitorados contínua e sistematicamente.

Desenvolvemos uma Política de Gestão de Riscos Corporativos com diretrizes que norteiam a gestão eficaz dos riscos associados ao negócio e às operações. Também elaboramos medidas preventivas e respostas a incidentes que possam impactar negativamente a Companhia, suas subsidiárias e controladas.

 

Esse documento estabelece princípios e responsabilidades a serem observados na gestão de riscos de todos os processos operacionais e de negócios da empresa, possibilitando a identificação, a avaliação, o tratamento e o monitoramento dos riscos.

Nossa área de Gestão de Riscos Corporativos atua com processos que são aprimorados constantemente. O objetivo é evitar e mitigar riscos à estratégia traçada pela alta administração aos empregados, ao meio ambiente, às comunidades, à reputação da Companhia, além de seus resultados financeiros e operacionais.

Os riscos monitorados pela VLI se dividem em 4 categorias:

Estratégicos

Riscos relacionados aos objetivos estratégicos, tomada de decisão da administração e podem afetar diretamente o crescimento, valoração e a continuidade do negócio.

Financeiros

Riscos referentes a finanças, sejam relacionados tanto à capacidade da empresa em prover liquidez adequada para a realização de seus objetivos, quanto à obtenção de crédito ou às condições do mercado ao qual está inserida.

Compliance

Riscos associados a possíveis sanções legais ou regulatórias, perda financeira ou reputacional devido ao descumprimento da aplicação de leis, regulamentos, código de conduta, boas práticas de governança e do relacionamento com órgãos externos.

Operacionais

Riscos relacionados à consistência e adequação dos sistemas de informação, cumprimento de procedimentos, execução das atividades administrativas e controles das operações da VLI em geral.