Ambiental

Transformar a logística brasileira com um legado positivo para o planeta

Aliamos nossa operação a uma gestão ambiental eficiente, com adoção de ações preventivas para preservar o meio ambiente e mitigar os impactos associados às nossas atividades. Queremos deixar legado para as gerações futuras com o desenvolvimento socioeconômico atrelado à preservação ambiental.  

Neste sentido, nossas equipes estão focadas na mitigação de riscos e na constante valorização de novas tecnologias e recursos ambientalmente eficazes e sustentáveis.  

Temos um Plano Diretor de Meio Ambiente com ações estruturantes e indicadores associados a macrotemas e ações para manutenção dos controles ambientais, atendimento de requisitos legais e mitigação de impactos. Indicadores de consumo de água, geração de resíduos e atendimentos de condicionantes são acompanhados diretamente pelas operações.  

Temas ambientais estratégicos, como consumo de água nova, geração de resíduos e mudanças climáticas foram escolhidos para a mudança de patamar na cultura ambiental da empresa e são metas de ESG para toda a companhia em 2022. 

LabCerrado

O programa LabCerrado fomentará o desenvolvimento sustentável territorial nas regiões de Porto Nacional e Araguaína (TO), leste do estado de Goiás, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, por meio da estruturação de ecossistemas de inovação, com o propósito de acelerar a geração e a adoção de tecnologias agropecuárias e a criação de novas oportunidades de empreendedorismo e agronegócios.

Compromissos e Programas Ambientais

A VLI tem compromisso com o consumo consciente e manutenção da qualidade dos cursos d’água presentes na área de influência das unidades operacionais. Todas as unidades com geração de efluentes possuem sistemas de tratamento para garantir a qualidade da água.

A companhia também está atenta às mudanças climáticas e assumiu o compromisso de reduzir em 15% as emissões de gases de efeito estufa por tonelada transportada até 2030. Para que isso seja possível, estamos desenvolvendo iniciativas inovadoras, como a solução Fuelytics, que correlaciona variáveis operacionais e identifica oportunidades de melhoria da eficiência energética. Ao longo de 2020, a iniciativa reduziu cerca de 940 mil litros de óleo diesel , com diminuição estimada de 2,8 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

1

Programa de Monitoramento de Recursos Hídricos e Efluentes

Pontos de monitoramento de recursos hídricos distribuídos entre águas subterrâneas, superficiais e efluentes. O programa visa garantir a qualidade da água consumida, manuseada e efluentes lançados.

Os resultados são analisados por equipe especializada a fim de assegurar a eficiência dos controles e compromissos legais.

2

Programa de Monitoramento de Ruídos Ambientais

O monitoramento de ruído ambiental emitido por nossas operações tem grande importância para avaliação do conforto da comunidade. Mapeamos os receptores potencialmente críticos localizados próximos às unidades operacionais e nos trechos de atividade ferroviária mais intensa.

3

Programa de Monitoramento de Emissões Atmosféricas

Na VLI, as emissões atmosféricas estão relacionadas principalmente às atividades de transporte e movimentação de cargas. Para tanto, existem controles ambientais instalados em nossas operações, tais como: filtros de manga, sistema de despoeiramento com uso de exautores e ciclone, aspersão nos pátios, aparatos com filtros de cartucho nos carregadores e descarregadores de navios. Além disso, são realizados monitoramentos periódicos para verificação de material particulado nas atividades.

4

Programa de Gestão de Resíduos

Os resíduos gerados nas atividades operacionais e administrativas são descartados de forma correta, visando o desenvolvimento sustentável, a redução dos riscos sanitários e ambientais, e a melhoria na qualidade de vida e da saúde dos empregados, prestadores de serviço e das populações vizinhas às bases de operação.

5

Programa de Proteção à Fauna

Temos programas de resgate, afugentamento, salvamento e transporte de fauna silvestre, sempre atuando na preservação da vida animal nas localidades onde estamos presentes. Os novos projetos já preveem passagem de fauna para preservação da biodiversidade, conforme exigências legais.

6

Reflorestamento

O reflorestamento da VLI é proveniente dos plantios compensatórios, respeitando sempre as mesmas características e localidade do bioma original da área. Atualmente, a empresa tem projetos de recuperação em áreas de Preservação Permanente, protegendo biomas específicos em aproximadamente 80 hectares de áreas de compensação florestal.

7

Programa Atitude Ambiental

Desde 2012, o programa promove atitude sustentável consciente, desenvolvendo ações educativas com empregados e comunidades das regiões em que atuamos. São abordados temas como coleta seletiva, mudanças climáticas, uso racional da água e energia.
A iniciativa é feita em parceria com escolas, cooperativas de reciclagem, prefeituras, secretarias municipais, lideranças comunitárias, associações, agências, conselhos, organizações não-governamentais (ONGs), famílias, e comunidades em geral das áreas de influência da VLI.
O Programa é realizado em mais de 30 municípios em 12 estados, atuando em escolas com a educação continuada, fornecendo material didático para os professores darem aula e oficinas sobre sustentabilidade. Em 2019, o Atitude Ambiental foi vencedor do Prêmio Eco Ancham Brasil. Desde 2012, o Programa Atitude Ambiental desenvolve ações educacionais continuadas para empregados e comunidades vizinhas às regiões em que a VLI está presente. As ações que abordam temas como: coleta seletiva, mudanças climáticas, uso racional da água e energia, entre outros, são realizadas em parceria com escolas, cooperativas de reciclagem, prefeituras, secretarias municipais, lideranças comunitárias, associações, organizações não-governamentais (ONGs), famílias, e comunidades em geral. O Programa está presente em mais de 30 municípios e em 9 estados. Em 2019, foi vencedor do Prêmio Eco -Amcham Brasil.