Sustentabilidade e Compromisso ESG

Para a VLI, o futuro só se
faz presente se o desenvolvimento econômico estiver acompanhado de uma agenda social, ambiental e de governança, a ESG.

Desde a sua criação, há 10 anos, a Companhia busca trabalhar Sustentabilidade com Valor Compartilhado porque acredita no papel das empresas para a construção de uma sociedade melhor e está comprometida em deixar um legado para as gerações que estão por vir. Nosso time realiza mudanças e buscar soluções para transformar a logística do Brasil e queremos fazer isso de forma cada vez mais diversa, inclusiva, ética e sustentável.

É por isso que, na importante missão de transportar as riquezas do nosso país, sempre pautamos nossa atuação pela valorização e pelo respeito às pessoas, comunidades e parceiros.   

Queremos evoluir para ajudar a criar uma logística que além de eficiente para nossos clientes seja ainda mais segura, que gere valor para nossos públicos e legado para o planeta. Para cumprir esse propósito, temos seis compromissos dentro da agenda ESG, que agrega os aspectos Ambiental (Environmental), Social e de Governança (Governance).

Conheça os nossos compromissos da agenda ESG

A VLI acredita que só é possível pensar em desenvolvimento econômico quando ele é compartilhado com a sociedade.

Nosso Plano Diretor de Sustentabilidade, construído de forma colaborativa, considerando os anseios dos seus diferentes públicos de relacionamento, de acordo com a sua matriz de materialidade. A empresa tem o compromisso de olhar para a cadeia de valor e para a sociedade por meio de ambições e metas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

São os nossos compromissos com a agenda ESG até 2030, em 3 pilares: 

Segurança para as operações, saúde e bem-estar dos empregados

Ampliar condições de saúde e segurança do nosso time, alcançando taxa de acidentes com afastamento (TFCA) 0,5 e taxa de Frequência de Acidentes com/sem Afastamento inferior a 2,0.

Legado para o planeta - Mudanças climáticas

Contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, reduzindo em 15% a emissão de gases de efeito estufa, por tonelada transportada.

Reduzir em 20% o consumo de água nova nas operações, considerando a base de 2020.

Valor para as relações

Alcançar e manter índice de 60% de contratação de fornecedores locais.

Sensibilizar 100% de clientes e fornecedores críticos em temas de Ética e políticas de inclusão da VLI.

Alcançar 30% de mulheres em cargos de alta liderança, a partir de gerência, até 2025.