Negócios

Reproduzir vídeo

Experiência com foco
do cliente e do Negócio

Trabalhamos com foco do cliente, oferecendo um serviço completo de ponta a ponta, dispondo de uma operação integrada que fornece o melhor custo logístico total para o seu negócio. Nossa base de ativos é formada por 5 corredores logísticos (Centro-Norte, Centro-Sudeste, Centro-Leste, Minas-Rio e Minas-Bahia), 9 terminais intermodais, operações portuárias em 7 terminais, sendo 3 próprios, e 4 ferrovias, com mais de 800 locomotivas e 24 mil vagões. Os ativos da companhia estão distribuídos entre os Sistemas Centro-Norte e Centro-Sudeste, responsáveis pelo transporte de grãos, industriais e minerais, fertilizantes, combustíveis, florestais e açúcar. A nossa eficiente estrutura multimodal fortalece o processo de desenvolvimento econômico e tecnológico nacional, além de conectar pessoas para transformar a logística do Brasil.

Sistema Logístico Multimodal

A VLI oferece serviços logísticos integrados aos clientes, em operações ferroviárias, portuárias e conexões com terminais, seguindo um sistema multimodal presente em todas as etapas do projeto. Confira os ativos que compõe os nossos Sistemas:

Sistema Centro-Norte

Composto pelo Corredor Centro-Norte, transporta grãos, combustíveis, celulose, gusa e manganês.

Ferrovias

  • Ferrovia Norte-Sul (FNS)
Ferrovia com operação por meio de acordo com a Vale
  • Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Terminais

  • Terminal Integrador Porto Nacional (TIPN)
  • Terminal Integrador Palmeirante (TIPA)
  • Terminal Integrador Porto Franco (TIPF)

Portos

  • Terminal Portuário São Luís (TPSL)
Porto com operação para clientes
  • Porto de Pecém

Sistema Centro-Sudeste

Composto pelos Corredores Centro-Sudeste, Centro-Leste, Minas-Rio e Minas Bahia, transporta fertilizantes, combustíveis, minerais, produtos agrícolas, siderúrgicos, industrializados, toretes de madeira, contêineres, cimento, grãos e açúcar.

Ferrovias

  • Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
Ferrovia com operação por meio de acordo com a Vale
  • Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM)

Terminais

  • Terminal Integrador Araguari (TIA)
  • Terminal Integrador Guará (TIGU)
  • Terminal Integrador Ouro Preto (TIOP)
  • Terminal Integrador Pirapora (TIPI)
  • Terminal Integrador Santa Luzia (TISL)
  • Terminal Integrador Uberaba (TIUB)

Portos

  • Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam)
  • Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB)
Portos com operação ou atuação por meio de acordo com a Vale
  • Terminal de Produtos Diversos (TPD)
  • Terminal Portuário Praia Mole (TPM)
  • Terminal de Granéis Líquidos (TGL)

Conectar e inovar soluções com o foco do cliente e do negócio

A VLI busca atender cada cliente de forma personalizada. Através de um processo de escuta ativa, a área comercial visa compreender o que a empresa precisa para desenvolver soluções customizadas. Dessa forma, é possível garantir a opção mais eficiente para cada desafio em diversos segmentos, como o de indústrias, minerais, grãos, agroindústria e líquidos.

A infraestrutura logística da VLI tem vantagens competitivas como capacidade, dinamismo e praticidade para fazer o escoamento dos mais variados produtos de seus clientes, em conexão direta com o abastecimento de insumos e matérias-primas.

Os principais diferenciais são

1

Planejamento logístico flexível com foco nos objetivos do cliente

2

Atendimento, capacidade e adaptação no sistema logístico multimodal.

3

Soluções digitais para priorização e aumento de performance no transporte.

4

Visão de atratividade e competitividade comercial para o cliente.

Segmentos de Atuação

A VLI atende a três grandes segmentos, por meio de sua rede integrada: grãos; industriais e minerais; agroindústria e líquidos. Anualmente, a companhia transporta mais de 100 milhões de toneladas de produtos nesses segmentos.

graos

Grãos

Os produtos transportados são a soja, milho e farelo. Juntos, eles representam volume anual de 34,4 milhões de toneladas (TU) transportadas.

Oferecemos uma opção de logística multimodal totalmente integrada. Ou seja, nos responsabilizamos por pegar a carga de grãos no interior com caminhão, trazer para a VLI, transportar via rodovia para o porto, fazer o serviço de elevação portuária (colocar o produto dentro do navio) e realizar a expedição para a exportação.

Os produtos desse segmento são transportados pelos dois sistemas logísticos. No Sistema Centro-Sudeste, utilizamos principalmente o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam) e as duas margens do Porto de Santos. Já no Sistema Centro-Norte, os principais portos para escoar o produto são o Terminal Portuário de São Luís (TPSL) e o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

industriais

Industriais e Minerais

Esse setor atende indústrias de vários segmentos como o automotivo, de alumínio e siderúrgico. Transportamos diferentes tipos de produtos para exportação e também materiais que servem de insumo para a produção industrial brasileira:

  • Combustíveis sólidos: carvão, coque e antracito.
  • Minerais: minérios de ferro, de cromo, de manganês, de magnesita e bauxita.
  • Outros: ferro gusa, calcário, produtos siderúrgicos, cimento, clínquer e granito.

 

Oferecemos um conjunto de serviços integrados, que envolvem todos os processos, desde a origem do produto até o consumidor final. No caso da exportação, desde a alteração do terminal: recebemos o produto, fazemos o carregamento na ferrovia, transportamos e depois finalizamos com a operação do porto.

Juntos, eles somam volume anual relevante de 36,2 milhões de toneladas (TU) transportadas. Os produtos são transportados pelos sistemas Centro-Norte e Centro-Sudeste.

fertilizantes

Agroindústria e Líquidos

Os produtos transportados são fertilizantes, florestais (torete e celulose), combustíveis (gasolina, diesel e biodiesel), açúcar e contêineres. Juntos, eles contabilizam volume anual de 30,5 milhões de toneladas (TU) transportadas.

Os produtos do segmento são transportados tanto pelo Sistema Centro-Norte quanto pelo Sistema Centro-Sudeste.