|
|

Fonte:

Últimas Notícias

Espírito Santo e Minas Gerais: conexão para uma logística mais eficiente

Banner de cima site

A conexão ferroviária e portuária entre Espírito Santo e Minas Gerais, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), tornou-se uma rota de crescimento econômico e de desenvolvimento para nosso país, transportando produtos agrícolas, siderúrgicos, fertilizantes, industrializados entre outros.

 

Os números só reforçam a importância de fortalecer cada vez mais essa parceria. Anualmente, movimentamos mais de 25 milhões de toneladas pelos portos e ferrovias do Espírito Santo. As operações representam cerca de 45% do volume transportado pela VLI. Isso mostra a importância do corredor para o sistema logístico multimodal, que hoje atende dezenas de setores.

 

No último dia 22, Vitória, sediou o painel “Espírito Santo e Minas Gerais: conexão para o agronegócio” promovido pela VLI em parceria com A Gazeta, e apoio institucional do ES em Ação. A agenda contou com a presença de autoridades, entre elas, o governador, Renato Casagrande, e o vice-governador, Ricardo Ferraço.

 

Além do público conhecer um pouco mais da operação VLI no Espírito Santo, especialistas debateram sobre a conexão ferroviária entre os estados, a infraestrutura portuária capixaba e o fomento do agronegócio como indutor da logística. Entre as oportunidades que foram discutidas tivemos a iniciativa LabCerrado , liderada pela VLI e Embrapa Cerrados com potencial para elevar a movimentação de cargas em direção ao litoral. Em execução desde 2022, o projeto foca em tecnologias inovadoras para a produção no cerrado brasileiro (Noroeste de Minas Gerais, Leste de Goiás e Tocantins) de forma a contribuir com o fornecimento de alimentos para o mundo, com foco na sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Compartilhar