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Fonte:

Imprensa

VLI amplia em 11% a exportação de cargas do agronegócio no Tiplam

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Exportações a partir do Terminal cresceram quase 1 milhão de toneladas em 2022 vs 2021

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – exportou quase 1 milhão de toneladas a mais em 2022 pelo Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) na Baixada Santista (São Paulo) na comparação com o ano anterior. volume representa um aumento de 11% na elevação portuária de soja, farelo de soja, milho e açúcar. 

Em 2022 foram exportadas cerca de 8,1 milhões de toneladas de produtos do agro contra 7,3 milhões de toneladas em 2021. A movimentação total de cargas no Tiplam também teve aumento, atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas no ano passado. Esses resultados favoráveis resultam do recebimento do volume de grãos que chegaram à Baixada Santista pela FCA e outras ferrovias e, também, do recorde da safra de açúcar de 2022.

”O Tiplam já é uma referência nacional dentro do setor e um sinônimo da eficiência da logística integrada da VLI, agregando valor à cadeia de negócios dos nossos clientes e contribuindo para a pauta de exportações do país, por meio das cargas transportadas pela Ferrovia Centro-Atlântica. O foco na excelência operacional nos permite aumentar os volumes movimentados no terminal, sempre com eficiência e segurança”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Sudeste da VLI, Nicolas Szwako.  

 

Inovação

O embarque de cargas realizado no terminal é uma das etapas fundamentais de uma cadeia logística de alta performance criada pela VLI no Corredor Centro-Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, uma rota de alta relevância para o escoamento de granéis agrícolas. Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

A capacidade do Tiplam em exportar grãos e açúcar por meio da integração entre porto e ferrovia é um de seus diferenciais. O processo de escoamento de produtos acontece com agilidade, através do processamento de, em média, oito composições por dia, cada uma com 84 vagões. O sistema utilizado pela VLI nas atividades de exportação consiste no embarque simultâneo com dois carregadores (ship loaders) com produtividade de até 72 mil toneladas embarcadas por dia.

Números

  • 100% da carga exportada chega por ferrovia;
  • Até 6 mil toneladas de grãos e açúcar são movimentadas por hora no Tiplam;
  • Seriam necessários 2 mil caminhões para transportar o mesmo volume que é transportado por trens diariamente para o terminal.

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da prestação de serviços multimodais, que envolvem a integração de portos, ferrovias e terminais, gerando eficiência e valor para o negócio dos clientes e para a economia brasileira. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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