A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi inaugurada em 1985 e é uma concessão da Vale junto ao Governo Federal, na qual a VLI atua por meio do Direito de Passagem. A ferrovia integra-se à Ferrovia Norte-Sul, formando o Corredor Centro-Norte.
EFC em Números
vagões
15 mil
locomotivas
254
de extensão
892 km
transportado em 2021
7 bilhões de TKU
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A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi inaugurada em 1985 e é uma concessão da Vale junto ao Governo Federal, na qual a VLI atua por meio do Direito de Passagem. A ferrovia integra-se à Ferrovia Norte-Sul, formando o Corredor Centro-Norte.
A EFC faz integração do interior dos estados do Pará e Maranhão com o Porto São Luís, formando um importante corredor de exportação de grãos e transporte de minério de ferro de propriedade da Vale. As principais cidades por onde passa são Marabá (PA), Açailândia (MA) e São Luís (MA).
Conexões com ativos
O ativo que faz parte da EFC é o Terminal Portuário São Luís (TPSL).
Grãos
- Soja
- Milho
- Farelo de soja
Agroindústria e líquidos
- Fertilizantes
- Celulose
- Combustíveis
Indústrias e minerais
- Minério de ferro
- Ferro gusa
- Manganês
- Cobre
- Combustível sólido (carvão)
As principais rotas de transporte são:
- Grãos: intercâmbio entre a Ferrovia Norte-Sul (FNS) em Açailândia e Porto de São Luís.
- Combustíveis: do Porto de São Luís a Ferrovia Norte-Sul, Açailândia e Marabá.
- Fertilizantes: do Porto São Luís à Ferrovia Norte-Sul.
- Celulose: da Ferrovia Norte-Sul ao Porto São Luís.
- Manganês: de Marabá a São Luís.
- Ferro gusa: de Marabá e Açailândia a São Luís.