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Ferrovia Norte Sul (FNS)

A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia que cruza o país de Norte a Sul e funciona como uma espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do Brasil.

FNS em Números

FNS

A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia que cruza o país de Norte a Sul e funciona como uma espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do Brasil.

A VLI opera o trecho da FNS que fica entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) no Corredor Centro-Norte através da subconcessionária Ferrovia Norte Sul S.A.

As obras desse trecho foram concluídas em 1996 e a operação foi concedida à Vale em outubro de 2007. Em 2011, a VLI foi criada e começou a operar a ferrovia como faz até hoje.

Conexões com ativos

Os ativos que fazem parte da FNS são o Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN) e o Terminal Integrador Porto Franco (TIPF). Além disso, a ferrovia faz conexão com a Estrada de Ferro de Carajás (EFC) e escoa grãos principalmente pelo Terminal Portuário de São Luís (TPSL).

Grãos

  • Soja
  • Milho
  • Farelo de soja

Agroindústria e líquidos

  • Fertilizantes
  • Celulose
  • Combustíveis

Indústrias e minerais

  • Minério de ferro

As principais rotas de transporte são:

  • Os grãos são transportados por três principais vias: do Porto Nacional ao Porto de São Luís; do Terminal Palmeirante ao Porto de São Luís e do Porto Franco ao Porto de São Luís.
  • Os combustíveis são transportados principalmente do Porto São Luís ao Porto Nacional.
  • Os fertilizantes são transportados do Porto de São Luís ao Palmeirante.
  • A celulose é transportada principalmente do Terminal Suzano ao Porto São Luís.

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