FNS em Números

A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia que cruza o país de Norte a Sul e funciona como uma espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as principais malhas ferroviárias das cinco regiões do Brasil.
A VLI opera o trecho da FNS que fica entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO) no Corredor Centro-Norte através da subconcessionária Ferrovia Norte Sul S.A.
As obras desse trecho foram concluídas em 1996 e a operação foi concedida à Vale em outubro de 2007. Em 2011, a VLI foi criada e começou a operar a ferrovia como faz até hoje.
Conexões com ativos
Os ativos que fazem parte da FNS são o Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN) e o Terminal Integrador Porto Franco (TIPF). Além disso, a ferrovia faz conexão com a Estrada de Ferro de Carajás (EFC) e escoa grãos principalmente pelo Terminal Portuário de São Luís (TPSL).
Grãos
- Soja
- Milho
- Farelo de soja
Agroindústria e líquidos
- Fertilizantes
- Celulose
- Combustíveis
Indústrias e minerais
- Minério de ferro
As principais rotas de transporte são:
- Os grãos são transportados por três principais vias: do Porto Nacional ao Porto de São Luís; do Terminal Palmeirante ao Porto de São Luís e do Porto Franco ao Porto de São Luís.
- Os combustíveis são transportados principalmente do Porto São Luís ao Porto Nacional.
- Os fertilizantes são transportados do Porto de São Luís ao Palmeirante.
- A celulose é transportada principalmente do Terminal Suzano ao Porto São Luís.